terça-feira, 17 de maio de 2011

Estilo Lolita



      Quem assiste animes, vê doramas ou simplesmente gosta de cultura japonesa, com certeza já ouviu falar das Lolitas.
      Porém, muitos ainda não conhecem este estilo de moda direito, tendo, por isso, até mesmo um certo tipo de preconceito.

     Bom, esta é a minha primeira postagem, e meu interesse é demonstrar que o estilo lolita não é um bicho-de-sete-cabeças, e você pode sim, utilizá-lo de maneira a se sentir bem e ser mais feliz!=^.^=

    Começarei explicando o que é o estilo lolita e suas subdivisões:

     Lolita é um estilo que se baseia na forma de se vestir da era do Rococó e da era Vitoriana, e cá entre nós é um dos estilos mais famosos ao redor do mundo! O que? Vai me dizer que não imaginava que esse visual fazia sucesso fora do Japão! Claro que faz, afinal ao redor do mundo temos diversos grupos de lolitas, França, Estados Unidos, Rússia e, acredite se quizer, até aqui no nosso país, motivo pelo qual até mesmo Aoki Misako esteve aqui.

    O nome lolita às vezes tem uma interpretação errada. Todos conhecemos aquele famoso livro “Lolita” do escritor Vladimir Nabokov, até teve uma minissérie sobre ele aqui no Brasil. Enfim, depois desse livro o termo lolita ficou designado para as jovens com apelo sexual. Só que as lolitas japonesas não são NADA disso!(embora sempre exista alguns idiotas pervertidos que insistem em vê-las desta forma...¬¬')
    O termo foi passeando pelo mundo até cair no Japão, onde foi transformado para apelidar garotas fofas que se vestiam com roupas de bonecas. Isso é comum hoje em dia, assim como nós mesmos pegamos termos utilizados em outros países e modificamos o significado. Em resumo, Lolita, no Japão, é uma moda sem nada sexual envolvido. Como esse nome surgiu é um mistério, mas dizem as más línguas que é culpa dos diversos jornalistas e caçadores de modas.

   Como se identifica uma lolita?


   Muito fácil! Toda Lolita segue uma base  para se vestir. Não é colocar qualquer coisa que se tem no armário, é algo trabalhoso e harmonioso!

   Na cabeça sempre temos algum acessório, pode ser um laço enorme, ou um pequeno headdress em formato redondo, mas ele sempre está lá! Seguido de cabelos arrumados e na maioria das vezes cacheados. A maquiagem bonita e não carregada! Um vestido bem acabado com rendas e laços diversos. A saia deste sempre em formato de sino, como deve ser um vestido de boneca. Para acompanhar a saia nada melhor do que uma anágua, afinal para dar aquele efeito rodado a saia precisa de uma ajudinha! Nas pernas normalmente são usadas meias ¾ ou meia-calça, sempre com o fio grosso! De diversas cores e estampas estão sempre nas pernas dessas garotas! E para finalizar, nos pés, um sapato delicado com formato Mary Jane, ou quem sabe botas rendadas e bem acabadas!

    Essa é uma base, não uma regra, afinal Lolita é mais um estilo de moda criado no Japão para fugir dos padrões!


É claro que as lolitas não são todas iguais, afinal, como qualquer moda, foi sofrendo adaptações adequando-se a cada gosto.

Sub-estilos Lolita:

Sweet Lolita

     Só o nome já diz tudo! É uma lolita doce! As cores são diversas, nenhuma é proibida, mas as mais comuns são o rosa, o azul bebê e o branco, sempre dons leves e suaves. As estampas mais comuns são as de doces, brinquedos, ursinhos e padrões como bolinhas. A idéia é parecer um docinho!


                                                                       Gothic Lolita


     Primeiramente esqueça as góticas, afinal a ligação entre os dois estilos é quase nada! As Gothic Lolitas são como qualquer outra lolita, porém as cores usadas são mais escuras e principalmente o preto. Os vestidos são mais sóbrios mas não abrem mão das rendas, mesmo sendo gothic a maquiagem segue a mesma linha das outras, leve, sem batons pretos e delineador escorrendo!.
   É uma das sub-divisões que tenta seguir uma linha mais elegante, bem vitoriana.

Classic Lolita

     Classe e elegância. As Classic Lolitas se vestem de forma com que tenham mais elegância e classe, os vestidos usam padrões mais vitorianos como flores e as cores são mais puxadas para o rosa pêssego, o creme e o preto.

Punk Lolita

      Adicionam elementos da cultura punk ao vestuário Lolita, como estampas xadrez, gravatas, alfinetes, buttons, correntes e cortes de cabelo mais curtos.
É um estilo bem difícil de se usar, visto que as lolitas tentam se parecer com doces e lindas bonecas, e o estilo punk tem uma pegada um pouco mais adulta e agressiva. Mas se você tiver criatividade, com certeza terá um look bem cool.

Wa Loli


O estilo é baseado na combição entre acessórios japoneses e a moda Lolita. Encontram-se neste estilo kimonos normais e suas variações lolitas como na foto acima.

Há também uma variação deste estilo, que combina roupas chinesas com a moda lolita, é chamdo de Qi Lolita:



Guro Lolita:




São lolitas que usam bandagens e sangue falso, qualquer coisa que dê uma quebrada à lolita "comum".

    É um estilo parecido com as princesas européias. Apesar de ser parecido com o Sweet Lolita, é diferente pelos modelos de vestido, acessórios (coroas, tiaras, pérolas) e pelo penteado.
Hime Loli


Deco Loli
   Se usa muitos acessórios variados e coloridos como prendedores de cabelo, muitas pulseiras preferencialmente de bolinhas, estampas coloridas, sobreposições e meias. A idéia do estilo é ser tudo muito colorido. A preferência é a cor rosa, mas não é obrigatório.

Vertentes Masculinas: O estilo Ouji

São estilos que possuem uma ligação com o estilo Lolita, de fato não são "versões masculinas" mas são próximos em termo de inspirações e usuários, Ouji e Dandy são eles. Embora as roupas sejam em estilo masculino também inspiradas em estilo Rococó e Vitorianas, muitas garotas também usam esses trajes, indiferente da sexualidade e preconceito. Diversas pessoas chamam "ouji" de "kodona", mas "kodona" é um termo errado, visto que é um termo usado por Ryuutarou(vocalista do Plastic Tree) para descrever seu estilo.





Por enquanto é só pessoal!

Espero que tenham gostado, e em breve estarei postando mais a respeito de cada estilo separadamente, e até mesmo tutoriais, para você mesma fazer seus vestidos e acessórios, sem precisar gastar uma fortuna importando-os do Japão.

0 comentários:

Postar um comentário

Template by:
Free Blog Templates